Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Small Church

Small Church

Foi há 30 anos, mas podia ter sido neste fim de semana.

Fonte da imagem, RTP.PT

No dia 28/04/1991, o Benfica foi às Antas vencer por 2-0, dois golos marcados por César Brito.

Para a história, além do resultado e certeza do título de campeão nacional 90/91 que com ele veio, ficam tácticas extra jogo, maneiras de atuar, e as sintomáticas faixas que podemos ler nas bancadas naquela tarde. Eram os anos 90 do futebol português.

Um ambiente à volta do jogo que felizmente pertence ao passado. Mas que pode, afinal, ainda existir 30 anos depois.

Primado do Direito II

A minha avó costumava dizer «vivemos num cantinho do céu», pensando nos problemas que outros povos enfrentavam, como intempéries e guerras civis. Era também uma maneira de mostrar gratidão a Deus pelo que Ele tinha dado e decidido sobre a vida dela.

Cada um de nós tem de ir encontrando razões para também dizer «vivemos num cantinho do céu», como gratidão a Deus pelo que Ele nos permite viver.

Sobre a eutanásia, e pelas razões apresentadas para o seu veto, hoje é um bom dia para dizermos «vivemos num cantinho do céu».

Primado do Direito

https://www.publico.pt/2021/02/18/politica/noticia/marcelo-envia-lei-eutanasia-tribunal-constitucional-1951225

É nestes momentos que somos lembrados da «benção» que é vivermos num país que se rege pelo primado do direito, e pelo seguimento de uma lei fundamental, neste caso a Constituição. As relações em sociedade devem reger-se pelo direito e não pelos «sentimentos». Não por uma inferioridade dos segundos pertante o primeiro. Mas porque o primeiro protege o indivíduo de injustiças e «más interpretações» dos sentimentos.

Sinais destes tempos

Texto retirado da notícia site do jornal A Bola, https://abola.pt/nnh/2021-02-10/liverpool-jurgen-klopp-impedido-de-assistir-ao-funeral-da-mae/878534

«Ela significava tudo para mim. Era uma grande mãe, no sentido real da palavra. Enquanto cristão devoto acredito que ela agora está num sítio melhor. O facto de não ter ido ao funeral dela é terrível para mim. Assim que as circunstâncias permitirem, vou organizar uma cerimónia apropriada», explicou Jurgen Klopp.

 

Quem tem autoridade para aplicar a Lei?

Segundo o advogado o crime é de desobediência a uma ordem de autoridade competente e não de desobediência à lei. “Ou seja, é crime não cumprir com a ordem da autoridade que ordena que se cumpram as medidas legitimamente adotadas ao abrigo do estado de emergência“, nota José Luís Moreira da Silva.

Bem, temos de estar gratos aos Polacos e Húngaros por bloquearem o orçamento da União Europeia, e através disso o tal pacote da Bazuca Financeira de apoio. É que como se lembram, o recebimento das ajudas financeiras estava dependente da observância do Estado de Direito. E um Governo que decreta crimes sem ter autoridade para tal, e por conseguinte termos cidadãos a ser julgados por leis inconstitucionais, não me parece ser muito respeitoso do Estado de Direito. Portugal estaria assim sujeito ao não recebimento dos apoios europeus.

Obrigado Iliberais húngaros e polacos, por defenderem os interesses de Portugal.

O «Bloqueio dos Maus» à Bazuca Europeia

Artigo muito interessante de Francisco Sarsfield Cabral, que ajuda a entender o que significa o veto polaco e húngaro, e qual a razão de ter acontecido.

Basicamente o chico espertismo do Parlamento Europeu de tentar apanhar os «maus» redundou neste resultado. 

Este episódio oferece-nos reflexões sobre 3 pontos:

  1. Qual é a importância para nós do Estado de Direito como elemento defensor e protector do cidadão e dos seus direitos, e com isso, estaremos abertos a diferentes tipos de sistemas democráticos?
  2. Qual o valor da Lealdade? A Lealdade é um valor que legitima uma ação ou decisão como algo bem intencionado. Podemos não concordar com algo, mas se decidido em Lealdade não lhe reconhecemos mal. Por isso pode a Lealdade ser espezinhada em nome de valores maiores? E quais são esses valores?
  3. É legítmo e leal, usar um mecanismos de ajuda financeira em tempos de crise pandémica, maior crise das últimas décadas na Europa, para fazer jogo político? Submeter a Ajuda ao calculismo político?

Aqui fica o artigo para poderem ler e acompanhar.

O que é correcto ? (2)

«As ações de David também mostraram a sua confiança na soberania de Deus. O Senhor não precisava dos planos ou da espada de David para que a Sua vontade fosse executada. Às vezes ficamos incomodados ou lutamos quando vemos pessoas que nos parecem egoístas perseguindo a realização de planos que, em nosso entender, são nitidamente contrários à vontade de Deus. Mas é preciso termos cuidado para não contrariar ou tentar impedir a realização dos planos de Deus com os nossos pontos de vista pessoais.»

João Regueiras, Lições da Escola Dominical, David poupa a vida a Saul, pp 45   

(Baseado em 1 Samuel 24:1-22)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2019
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2018
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D