Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Small Church

Small Church

O arranque promete

Um dos pratos tradicionais desta época festiva é a Inauguração. Embora menos famoso, o Anúncio de Lançamento de Concurso também é muito apreciado.

Alguns arraiais-surpresa animam o povo, prometendo muito o da Luta pelo Poder no Principal Partido da Oposição.

Novos tempos, novos hábitos e as tradicionais melodias “Estão a matar o Serviço Nacional de Saúde”, “Crise” e “A Luta dos Trabalhadores” foram substituídas por “A Ameaça do Populismo”, a canção que toda a gente anda a trautear por estes dias.

As redes sociais prometem muito no que acrescentam à festa. As mensagens são cada vez mais pequenas e o que afirmam difícil de verificar. As bolhas informativas melhoram todos os dias, magníficas e robustas. Está quase certa a impossibilidade de aceder a posições contrárias à que se defende. 

Vexada na sua passagem de organizadora a participante secundária, a comunicação social segue as táticas da sua odiada congénere popular e, do click bite aos mais desavergonhados debates e painéis, tudo faz para disfarçar os seus andrajos, continuando a gritar, perto do palco onde atua a banda principal, que é ela que é a Rainha da Festa e o único garante da democracia.

Os recém-chegados, inscritos à última, isto é, nos últimos seis anos, são ignorados. Os poderosos dominam a agenda mediática como sempre e há previsão de ainda mais almoços de núcleos distritais para justificar dois minutos nos telejornais.   

A festa vai boa e só agora começou. O nível geral será ainda mais carnavalesco, mesmo não se percebendo como será isso tecnicamente possível. Mas não devemos duvidar. Portugal, quando toca a festarola, é capaz de se ultrapassar ano após ano. Na verdade, Portugal é um milagre: dez milhões de indivíduos que partilham um negócio ruinoso e que parecem não se importar.

3 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Leão Perplexo

O Lugar do Miguel

Os Livros e Música do João

Os Lugares Comuns

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D