Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Small Church

Small Church

Deixei de fumar há um ano

Fui um viciado durante 30 anos. Deixei de fumar no dia 18 de outubro de 2019.

Investi milhares e milhares de euros na vontade de aplacar a ansiedade quando a escassez de dinheiro sempre foi uma preocupação ao longo de toda a minha vida adulta. Tive sorte e terminei somente com uma parte do pulmão esquerdo um pouco danificada. Nada de mais. Nada de complicado.

(Não te enganes. Os vícios não te deixam alternativa. São extraordinárias ratoeiras feitas de material molecular e neuronal. Não tomes para ti um hábito que sabes, pelo que acontece à tua volta, poder tornar-se um vício. Não te iludas com a tua ideia arrogante e amplificada de auto-domínio)

Avisaram-me previamente que poderia ficar deprimido durante uns tempos. Aconteceu, mas mais que deprimido, fiquei baralhado. Afinal, tratava-se de algo que pratiquei desde a adolescência e o seu peso no meu tempo e atenção eram gigantes. Esforcei-me por aprender a preencher as lacunas o mais rapidamente possível. Foi difícil. Contudo, conforme novas atenções e vontades se iam encaixando nos meus hábitos, maior era a sensação de satisfação. Era como se uma versão minha até então desconhecida, uma melhor, mais eficaz e produtiva, se fosse instalando aos poucos, saudável, ao longo dos dias.

Eu não acreditava que fosse possível.

A de 6 anos já não se lembra de mim a fumar. Para ela será bizarro o pai ter sido fumador. 

Tinha marcado um ano. Tinha-me dado esse tempo para me habituar a esta nova vida, para me habituar com calma. Agora que esse período passou, um que foi tanto de luto e tristeza por uma parte de mim desaparecida como de descoberta por características positivas de personalidade que estavam bloqueadas, dou o passo seguinte, um muito mais difícil do que deixar de fumar. 

Talvez até aqui a minha vida tenha sido somente uma longa e complicada gravidez do que de novo aí vem, desta segunda parte que hoje começa.

Soli Deo Gloria

2 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Leão Perplexo

O Lugar do Miguel

Os Livros e Música do João

Os Lugares Comuns

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D